Pular para o conteúdo principal

Morro de São Paulo


 O Morro de São Paulo é uma das regiões turísticas mais visitadas no Brasil. Ele situa-se na Ilha de Tinharé, município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê, e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. Atualmente suas praias são frequentadas por turistas de todo o Brasil e de outros países.
O cenário de Morro é bastante rústico e atraente. Uma simplicidade charmosa e única. Logo na chegada, o Portaló é um arco colonial que recepciona qualquer pessoa que solta dos barcos e lanchas. Em seguida, na ladeira que dá acesso à Vila é possível admirar a igrejinha. Em Morro, nada lembra a vida estressante e corrida das grandes cidades do Brasil e do mundo. Por outro lado, oferece aos seus visitantes todo o conforto em suas acomodações e restaurantes.
Morro de São Paulo protegia a chamada “barra falsa da Baía de Todos os Santos”,entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra);e o canal de Tinharé era essencial no escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento da capital, Salvador. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.

As praias são o cartão postal de Morro de São Paulo. São cinco praias, sendo que a primeira é de pescadores, mais tranquila e reduto dos moradores. A mais badalada e onde o agito acontece, tanto de dia quanto de noite, é a segunda praia, também chamada de Praia da Saudade. Com uma excelente infraestrutura de barracas, pousadas e hotéis esta praia fica movimentada durante todas as horas do dia.

Para quem gosta de uma cerveja bem gelada, pastéis e frutos do mar, vale a pena passar o dia à beira mar, desfrutando das belezas do Morro. Colada com a segunda praia, a terceira também é bastante procurada pelos turistas.


A quarta praia é a mais extensa, possuindo muitos hotéis. A quinta praia é a praia do Encanto, onde é possível conhecer o Alambique no Hotel Praia do Encanto e degustar saborosas pizzas de forno a lenha.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 praias mais lindas do nordeste para curtir no verão

Se tem uma coisa que o Nordeste tem é praia bonita. O litoral extenso oferece aos moradores e visitantes paisagens inesquecíveis. Algumas praias nordestinas fazem jus à fama que percorre o Brasil e o mundo, e conseguem estar sempre na lista das mais bonitas e badaladas da região. Listamos as dez mais cobiçadas por turistas de todos os cantos do mundo. Entenda por que esses redutos atraem cada vez mais pessoas em busca de suas belezas naturais. Alagoas - Praia do Francês - Praia do Gunga Bahia - Arraial D´Ajuda - Trancoso Ceará - Jericoacoara - Canoa Quebrada Pernambuco - Porto de Galinhas - Baía do Sancho Rio Grande do Norte - Genipabu - Praia da Pipa

As maravilhas de Maceió - Alagoas

Maceió é talvez a capital do nordeste mais barata para se viajar e conhecer. Além disso ela é também tão bonita quanto as outras capitais nordestinas. A beleza de Maceió está presente no mar, no calçadão arborizado, e nas praias, como as de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, as mais freqüentadas. No verão a água da praia de Pajuçara fica tão transparente que ela chega a parecer iluminada por baixo. Os belos coqueiros de troncos inclinados completam a beleza das praias de Maceió. Os sorvetes em Maceió custam apenas alguns centavos, e as caipirinhas têm o preço de cerveja. As tapiocas dos quiosques dos calcadões, valem por um almoço e custam muito pouco.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençois Maranhenses possui uma beleza ímpar que vale a pena conhecer e caminhar por suas areias brancas interagindo com a natureza. Criado em 02 de Junho de 1981, com área de 155 mil hectares, o parque atrai turistas do mundo inteiro. Localiza-se no nordeste do estado do Maranhão ocupando uma área de270 Kms de dunas que se formam conforme a combinação dos ventos. A cidade mais próxima é Barreirinhas e os povoados são o de Vassouras, Atins, Mandacaru e Caburé, onde é possível ver o bailado de grupos de mergulhões cinzentos de bico avermelhados e de grupos de garças, além das modestas cabanas de palha de buriti pelas areias, verdadeiras pousadas de emergência quando o sol está muito forte, além de oferecerem ensopados deliciosos de peixes típicos da região. As dunas não são muito altas e se movimentam todo o tempo com o vento, dá impressão de estar estendendo um lençol gigante!As lagoas que ficam à beira do Oásis possuem águas claras e quentes, dá vontade de pass