Pular para o conteúdo principal

As quatro praias de Morro de São Paulo

Morro tem apenas quatro praias e duas ruas principais - de areia, diga-se de passagem - mas tem lugar para todo mundo, literalmente. Jovens mochileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Holanda, Israel, Itália, França, Alemanha, etc… desembarcam no minúsculo porto em busca da agitada noite da vila. Mas também chegam casais e famílias que procuram e encontram sossego. Sim, o povoado é pequeno, mas tem áreas bem definidas. Do centrinho (apinhado de restaurantes que servem de comida caseira à japonesa) à Segunda Praia – as praias não são identificadas por nomes, mas por ordem numérica – é território do burburinho. Nas Terceira e Quarta, a tranqüilidade reina absoluta. Nestas duas, aliás, as piscinas naturais de águas transparentes são perfeitas para a prática do mergulho.


Conheça as 4 praias do Morro


Primeira praia
Mais próxima do centro, a Primeira praia tem 300 metros de areias brancas e soltas e é repleta de casas de veraneio e pousadas. A maioria das barracas é de famílias de nativos que servem petiscos típicos como sarapatel, caldo de sururu e mocotó – mas se você não for baiano, é bom providenciar um chá de boldo ou de broto de goiaba antes de se arriscar com os quitutes. Única praia de Morro com ondas, atrai adeptos do surf, especialmente nos meses de inverno.


Segunda praia
As pousadas charmosas e os diversos quiosques com música fazem da Segunda praia a mais concorrida de Morro. Com 400 metros de extensão e a dez minutos a pé do centro da vila, tem águas muito claras e atrai banhistas em geral, além das turmas do vôlei, do futevôlei, do frescobol e da capoeira. O agito continua à noite, quando se transforma em cenário de luaus e festas que duram até o sol raiar.


Terceira praia
Separada da Segunda praia pela Ilha da Saudade, a Terceira é um dos melhores pontos para a prática do mergulho em Morro. Nos arredores da Ilha de Caitá, que fica em frente à praia, há bancos de corais que reúnem peixes coloridos de espécies diversas. Com um quilômetro de extensão, abriga barracas e pousadas


Quarta praia
Perfeita para quem procura sossego, a Quarta Praia é a mais extensa de Morro, com dois quilômetros. Pouco freqüentada, tem águas transparentes e piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro. Fica a 20 minutos a pé do centro da vila e vai ficando vez mais deserta à medida em que se distancia das outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 praias mais lindas do nordeste para curtir no verão

Se tem uma coisa que o Nordeste tem é praia bonita. O litoral extenso oferece aos moradores e visitantes paisagens inesquecíveis. Algumas praias nordestinas fazem jus à fama que percorre o Brasil e o mundo, e conseguem estar sempre na lista das mais bonitas e badaladas da região. Listamos as dez mais cobiçadas por turistas de todos os cantos do mundo. Entenda por que esses redutos atraem cada vez mais pessoas em busca de suas belezas naturais. Alagoas - Praia do Francês - Praia do Gunga Bahia - Arraial D´Ajuda - Trancoso Ceará - Jericoacoara - Canoa Quebrada Pernambuco - Porto de Galinhas - Baía do Sancho Rio Grande do Norte - Genipabu - Praia da Pipa

As maravilhas de Maceió - Alagoas

Maceió é talvez a capital do nordeste mais barata para se viajar e conhecer. Além disso ela é também tão bonita quanto as outras capitais nordestinas. A beleza de Maceió está presente no mar, no calçadão arborizado, e nas praias, como as de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, as mais freqüentadas. No verão a água da praia de Pajuçara fica tão transparente que ela chega a parecer iluminada por baixo. Os belos coqueiros de troncos inclinados completam a beleza das praias de Maceió. Os sorvetes em Maceió custam apenas alguns centavos, e as caipirinhas têm o preço de cerveja. As tapiocas dos quiosques dos calcadões, valem por um almoço e custam muito pouco.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençois Maranhenses possui uma beleza ímpar que vale a pena conhecer e caminhar por suas areias brancas interagindo com a natureza. Criado em 02 de Junho de 1981, com área de 155 mil hectares, o parque atrai turistas do mundo inteiro. Localiza-se no nordeste do estado do Maranhão ocupando uma área de270 Kms de dunas que se formam conforme a combinação dos ventos. A cidade mais próxima é Barreirinhas e os povoados são o de Vassouras, Atins, Mandacaru e Caburé, onde é possível ver o bailado de grupos de mergulhões cinzentos de bico avermelhados e de grupos de garças, além das modestas cabanas de palha de buriti pelas areias, verdadeiras pousadas de emergência quando o sol está muito forte, além de oferecerem ensopados deliciosos de peixes típicos da região. As dunas não são muito altas e se movimentam todo o tempo com o vento, dá impressão de estar estendendo um lençol gigante!As lagoas que ficam à beira do Oásis possuem águas claras e quentes, dá vontade de pass